FANDOM

Depositphotos 67208741-View-from-place-darmes-square

Santa Maria é a capital do Reino da Bretanha, na cidade esta sediada a Casa Real, o Parlamento, o Governo e a Suprema Corte de Justiça. a cidade tem o status de província desde que foi desmembrada da Província de Augustine, em 1954. a capital do reino é banhada pelo mar e esta rodeada de uma cadeia de montanhas, nela existem a foz de dois rios: o Calvo e o Tridente.

História Editar

A cidade foi fundada por franceses em 1603, tornando-se pouco tempo depois capital da Bretanha Francesa, a cidade tinha sua economia baseada no porto que havia nela possibilitando o comércio com a França e algumas nações europeias. por volta de 1630 iniciou a construção de uma muralha ao redor da cidade com finalidade de proteger a mesma dos portugueses que cada vez mais avançavam sobre o território francês. em 1690 uma tropa de pouco mais de 500 soldados portugueses, sob o comando do capitão Alberico Soares de Lima, invadem a cidade em nome de Portugal, a cidade ficaria sob custódia portuguesa até 1694, quando os franceses com apoio dos colonos locais, alguns escravos, conseguem recuperar a cidade após uma violenta batalha travada nos portões que davam acesso a cidade. o conflito entre Portugal e França se estenderia até 1708, quando a França foi forçada pela Inglaterra a ceder a cidade aos portugueses, depois de uma multa paga pelos lusitanos. os primeiros quinze anos de domínio português em Santa Maria, foi recheado de conflitos entre colonos descendentes de franceses e o Governo Interino nomeado pelo Rei de Portugal, a situação seria apenas resolvida em 1734, quando foi criado um conselho responsável por governar a cidade, onde 04 conselheiros seriam eleitos entre a elite local de Santa Maria e os demais cinco conselheiros seriam nomeados pelo Governo de Portugal. em 1851, um grupo de colonos, escritores e membros da burguesia bretã tomaram o poder de Santa Maria e declararam independência da Bretanha como país livre de Portugal. os portugueses apenas seriam expulsos em 1853, após uma batalha travada na Campina, onde Portugal reconheceu a independência do recém-nascido país.

Governo e Política Editar

Até 1954, a cidade era capital da província de Augustine e estava sob administração do Secretário Provincial para os Assuntos Internos de Santa Maria. após um série de protestos, o Parlamento eleva Santa Maria a status de província e cria um governo próprio para a cidade, que passaria a ter um Governador eleito, uma Assembleia Legislativa e um Colégio de Juízes.

Também no FANDOM

Wiki aleatória